28 de maio de 2009

SÉRIE: PERSONALIDADES DA MÚSICA INSTRUMENTAL - HONÓRIO MACIEL

Honório Maciel e sua esposa Júlia, no princípio
do século XX.
Foto de J. J. Oliveira, do Recife.


Honório Maciel da Fonseca era pernambucano, nomeado pelo presidente Nilo Peçanha, em 1909, como Capitão Assistente da 61ª Brigada de Infantaria da Guarda Nacional, sediada em Limoeiro-PE. Conta-se que querelas políticas fizeram-no instalar-se em São João do Sabugi em 1924, com loja de tecidos. Dois anos após sua chegada, conseguiu fundar uma banda de música, a atual Filarmônica Honório Maciel. Para esse intento, arrecadou dinheiro através de doações, bem como com a realização de leilões e exibição de filmes cinematográficos. No ano de 1928, o maestro foi acometido de febre tifóide, vindo a falecer.
Informação: Honório Maciel foi maestro da Banda Musical Euterpe Jardinense nos anos de 1921 e 1922.


Fonte: http://sabugibyjq.zip.net/arch2007-08-12_2007-08-18.html

2 comentários:

  1. Gostaria de saber onde conseguiram esta foto de Honório Maciel e se a euterpe jardinense ou o blog tem mais alguma foto deste maestro no seu arquivo. Por favor, entre em contato comigo, meu nome é Samuel sou da Filarmônica Honório Maciel de São João do Sabugi , meu e-mail é samuel.am@bol.com.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia samuel, encontramos essa foto no blog http://sabugibyjq.zip.net/arch2007-08-12_2007-08-18.html de domínio do meu ex professor do curso de História da UFRN João Quintino, aí de São João.

    Quanto ao registro fotográfico do referido maestro nos arquivos da Euterpe, é bem possível, pois o mesmo foi maestro da Euterpe Entre os anos de 1921 a 1921 (segundo o livro de assentamentos históricos da banda Euterpe). Se eu encontrar alguma foto da Euterpe tirada entre os anos citados acima (é bem provável, pois pesquisa a história da Euterpe Jardinense) , será o maior prazer enviar para você.

    Muito obrigado por acessar o blog do Programa Coreto.

    Atenciosamente, Antônio Júnior (Junhão) - Blog do Programa Coreto.

    ResponderExcluir