domingo, 31 de maio de 2009

SÉRIE: PERSONALIDADES DA MÚSICA INSTRUMENTAL - URBANO MEDEIROS


Nasceu numa família judaica em São João do Sabugi na região do Seridó em 31/10/1956 . Aos sete anos de idade, o garoto já tocava saxofone soprano na filarmônica de sua cidade. Seu principal impulsor na carreira musical foi o pai, Bill Medeiros, que o instruiu nas primeiras lições.
Neste tempo, Urbano já chamava a atenção do público por onde se apresentava, uma vez que executava melodias de um nível bastante difícil. Com tanto talento, ele ficou marcado na música por intermédio do acordeonista Sivuca, que conheceu num concerto musical em São João do Sabugi.

Ainda adolescente, com 17 anos, foi nomeado pelo Ministério da Cultura como “o maestro mais jovem do Brasil”, já que era regente da Filarmônica do Colégio Estadual de Caicó. Aos 18 anos era o primeiro saxofonista do Batalhão de Engenharia de Construção (BEC), ainda em Caicó (RN), e depois em São Gabriel da Cachoeira (Amazonas). Suas profissões foram as mais diversas. Após ter morado muitos anos em São Paulo, pôde experimentar ser radialista, ator, arte-educador e comunicador; além de apresentar-se como músico instrumentista erudito.

Urbano Medeiros é casado e tem três filhos e um neto. Já passou por quase 5.000 cidades do Brasil e do mundo divulgando a nossa cultura e tocando músicas com finalidades terapêuticas para pessoas doentes. O musicista corre mundos com o objetivo de levar, ao vivo e pelos meios de comunicação, a sua prática artística. Suas obras - vinte CDs, seis DVDs e dois livros - viajam pelos quatro cantos da terra. Países como o Brasil, USA, Canadá, Argentina, Itália, França, Suíça, Portugal, Lituânia, Ucrânia, Iraque, Afeganistão, Rússia, Egito, Israel, Líbano, Síria e outros já ouviram falar neste artista de Deus.

Fonte: http://www.urbanomedeiros.com/bio.html

2 comentários:

  1. Gostaria de saber um pouco mais sobre thonheca Dantas.
    Ele teve filhos?
    Meu e-mail é elisa.mello@bol.com.br. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Elisa Mello, é um prazer tê-la como internauta coreto.

    Quanto a sua pergunta, a resposta é sim. ele foi pai de Auta, Marfisa, Antônia Dantas da Silva, Antônio Pedro Dantas Filho(1º)e Antônio Pedro Dantas Filho(2º)

    Para mais informações acerca da vida de Tonheca Dantas, consultar: "A Desfolhar Saudades" - Uma Biografia de Tonhecas Dantas de autoria de Cládio Galvão.

    ResponderExcluir