quarta-feira, 27 de maio de 2009

BANDA MUSICAL DA CIDADE DE FLORÂNEA

Uma das mais antigas fotos da banda de Florânea




A criação da primeira banda de música de Florânia, deu-se por volta de l898, com a iniciativa do Professor Manoel Fernandes, quando a cidade ainda era chamada de Flores. Este professor ficou a frente da Banda até os idos de 1918.

Conta-se que na sua constituição, a Banda recebeu apoio de alguns imigrantes italianos radicados na vila de Flores, que promoviam em sua residência saraus musicais em companhia de sua família. O apoio do comerciante Antônio Giffoni foi de grande importância para a organização de uma banda na Vila de Flores.

Nos primeiros anos, funcionava na Escola de Instrução Primária onde hoje é a Delegacia de Polícia. A Banda contou com a colaboração de vários mestres, entre eles, Manoel Dantas (Fumaça) [grifo nosso], Inácio Fernandes Vieira, Tonheca Dantas [grifo nosso], Arnaldo Toscano de Medeiros, Ellusipo Oscar de Oliveira e Marciano Ribeiro da Costa. Ainda coordenaram a Banda os músicos Wilson Severino de Souza, Manoel Cícero Romão e Marciano Ribeiro Júnior.

No período de 1919 a 1937, a direção da Banda de Música esteve sob a responsabilidade do Sargento da Polícia Militar o Sr. Ellusipo Oscar de Oliveira. O Maestro Marciano Ribeiro da Costa assume a direção da Banda no ano de 1941, este que dedicou até aproximadamente o ano de 1995. Sua fase áurea verificou-se no ano de 1972, quando obteve o primeiro lugar no I Festival de Conjuntos de Bandas de Músicas realizado em Natal. Neste festival, a Banda de Música denominada "Arnaldo Toscano de Medeiros"

A Banda goza de prestígio na região do Seridó, participando de diversos eventos sócio-educativos e religiosos pelas cidades vizinhas.


Fonte: http://www.inforside.com.br/printarticle.aspx?ID=12&sectionID=4

Um comentário:

  1. A BANDA DE MUSICA COLEGIAL MAIS ANTIGA DO BRASIL É A BANDA DO COLÉGIO SALESIANO DE SANTA ROSA, DA CIDADE DE NITERÓI RJ;É A QUE MAIS TEM TITULO DE CAMPEÃ,ATÉ MESMO MUNDIAL NA SUÍÇA
    IDADE DA BANDA 122 ANOS MAESTRO MESTRE AFONSO DOS REIS 94 ANOS DE IDADE,INICIO ESSE TRABALHO COM A BANDA EM 1948;MAIS JÁ EXISTIA COM OUTRO MAESTRO
    LUCIANO LIMA DE RESENDE RJ

    ResponderExcluir