terça-feira, 19 de maio de 2009

FILARMÔNICA DE CRUZETA




A ASSOCIAÇÃO MUSICAL DE CRUZÊTA – AMUSIC, fundada em 14 de maio de 1999, tendo como objetivo de manter e dirigir o trabalho da Escola Municipal de Música e da Banda Filarmônica de Cruzeta. É uma entidade sem fins lucrativos, voltada para a questão social, educacional e cultural, tendo como base o ensino e a prática coletiva da música, oportunizando a inclusão de crianças e jovens no processo de construção da cidadania, dando-lhes condições de desenvolverem suas potencialidades participando da vida da comunidade como verdadeiros cidadãos.

Durante esses nove anos de atuação a AMUSIC tem obtido resultados bastante satisfatórios, sendo inclusive, objeto de pesquisas para Teses Acadêmicas, como também, modelo para vários projetos similares implantados em diversas cidades do Estado do Rio Grande do Norte.

Entre as diversas atividades desenvolvidas pela AMUSIC, podemos destacar:

* Construção da Sede da Escola Municipal de Música;
* Angariação de 70 (setenta) instrumentos para a Banda Filarmônica de Cruzeta;
* Curso de Iniciação Musical e Musicalização para 150 crianças e jovens;
* Criação da Banda de Flauta Doce professora Margaret Keller com 80 integrantes;
* Ampliação da Banda Filarmônica de Cruzeta de 14 para 80 componentes;* Criação do Projeto Música de Câmara com Quartetos, Quintetos, Sextetos, Big Band;
* Grupo Regional de Chorinho;
* Criação da Banda de Pífaro;
* Criação do Programas de bolsas/passagens para alunos que ingressam nos Cursos Técnicos, Licenciatura e Bacharelado em música da Escola de Música da UFRN (EMURFRN) ou do Instituto de Música Waldemar de Almeida – FJA ) todos na capital do Estado, beneficiando atualmente a 25 estudantes;
* Realização em parceria com o Governo do Estado do RN, de 03 Seminários de Música com 600 vagas distribuídas entre os estados do RN, PB, CE e PE;
* Realização de Cursos de Reciclagem para músicos da Banda Filarmônica de Cruzeta;
* Apoio aos alunos em Seminários, Simpósios, Festivais, dentro ou fora do estado do RN;
* Gravação de 05 CD’s da “Filarmônica de Cruzeta”;
* Participação no Projeto Circuito Cultural do Banco do Brasil – 2005 em Natal;
* Participação no 18º Festival de Inverno de São João Del Rei – Minas Gerais;
* Realização do I Festival de Bandas do Rio Grande do Norte – FESTBAM, patrocinado pelo BNB Cultural, em 2006, sendo a Filarmônica de Cruzeta Campeã do Evento;
* Fundação de uma Biblioteca “Olga Aranha”;
* Conserto e manutenção do acervo instrumental;
* Xerox e material de expediente e informática;
* Criação do acervo musical com mais de 1.000 peças;
* Manutenção da sede;
* Fardamento;

O trabalho realizado pela AMUSIC, tem sido notícia em diversos periódicos, revistas, rádio e TV. O Documentário “ Cruzeta, uma Cidade Musical” que enfatiza o trabalho musical dirigido pela AMUSIC na cidade de Cruzeta, foi o vencedor do 7º Festival de Cinema de Natal realizado em julho de 2007, sendo contemplado a concorrer representando o RN no Festival de Cinema Nordestino.






3 comentários:

  1. deus abençoe esta banda de cruzeta e que ela seja referencia paramuita bandas no futuro

    ResponderExcluir
  2. esta banda de musica e referencia para todas as bandas do estado e para futuras jerações

    ResponderExcluir
  3. Tenho muita vontade de levar os meninos da filarmonica jovens músicos da cidade de Cuité pra conhecer a filarmonica de cruzeta.
    Nossa banda estava desativada, fiz um projeto e consegui reativa-la pelo bolsa família. Hoje a filarmonica conta com 40 integrantes, todos beneficiários do Bolsa Família e um grupo de flautas doce com 60 intrantes.
    sempre falamos na banda de cruzeta para os meninos. já mostramos videos da banda pra eles e todos tem vontade de conhece-la.

    ResponderExcluir