sexta-feira, 29 de junho de 2012

VEM AÍ O I FÓRUM DE EDUCAÇÃO MUSICAL DA BAHIA



O I FORUM DE EDUCAÇÃO MUSICAL DA BAHIA será realizado de 1º a 3 de agosto 2012, no Campus I da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, situado à Avenida Silveira Martins, 2555, Cabula, Salvador.

Em 18 de agosto de 2008 foi promulgada a LEI COMPLEMENTAR, Lei Nº 11.769, instituindo a obrigatoriedade do ensino da Música na educação Básica. Esta Lei altera o artigo 26 da LDB 9394/96, adicionando o parágrafo sexto. De acordo com essa alteração, a Música deverá ser conteúdo obrigatório, mas não exclusivo, do componente curricular Arte, tendo os sistemas de ensino 3 (três) anos para adaptação a tais exigências.

A nova Lei foi resultado da luta de Educadores Musicais e Professores de Música do Brasil, através da ABEM, associações culturais e representantes políticos. A promulgação da Lei 11.769 representa, no entanto, somente o primeiro passo numa longa caminhada de levar o Ensino da Música para os diferentes Níveis da Educação Básica e Infantil, configurando como componente curricular permanente em todas as escolas brasileiras. Várias organizações da sociedade civil têm trabalhado nessa direção, promovendo encontros em que são discutidas estratégias de ação, produção de material didático, currículos, formação de professores e promoção de políticas públicas.

A Bahia é um estado que apresenta uma rica diversidade cultural, étnica e musical, fundamentada principalmente na matriz africana e na cultura nordestina. Essa riqueza precisa estar presente nas escolas como conhecimento cultural e experiência estética que auxilie na formação da identidade das nossas crianças, adolescentes e jovens, contribuindo dessa forma no exercício da plena cidadania.

Texto/Imagem: http://mauriciodoria.wix.com/fembahia#!home/mainPage

Nenhum comentário:

Postar um comentário