23 de junho de 2012

BANDA DE MÚSICA TENENTE DJALMA RIBEIRO – CEARÁ MIRIM/RN



Em Ceará - Mirim há registro da atuação da Banda de Música municipal desde o final do século XIX, como cita Manoel Ferreira Nobre em Breve Notícia sobre a província do Rio Grande do Norte, p. 193: Tem uma banda marcial que satisfaz na localidade ao duplo fim de sociedade recreadora e instrutiva. Há cerca de 5 anos que se organizou. O livro foi escrito em 1877, portanto nossa banda de música foi organizada em 1872.

Em 1901, quando as torres da igreja foram inauguradas e, também, durante a colocação dos sinos, havia uma banda de música montada em um palco para os festejos comemorativos, como comprova a imagem acima.

Julio Senna relata em Ceará-Mirim que havia duas bandas cujos regentes eram Prisco Rocha e Venerando Cocentino. O primeiro era ligado politicamente à situação, posiocionando-se do lado do Sr. Felismino do Rego Dantas Noronha e o outro ligado à oposição, sob a proteção do político Pedro de Oliveira Correia. As duas bandas recepcionaram o Presidente da República Dr. Afonso Pena na inauguração da Estrada de Ferro Central no ano de 1906.

Vários foram os maestros da banda da referida cidade, como por exemplo, o grande músico e comerciante Luis Ferreira e nos anos 1970, o inesquecível Tenente Djalma Ribeiro, que além de regê-la em eventos sociais, introduzia crianças no mundo musical com oficinas de leitura e execução de instrumentos.

Entre os anos 2005 e 2007 a banda passou por uma reformulação, sob a regência do maestro David em parceria com o músico Marcos Paulo A. Machado, Carlos Augusto B. da Penha e o Regente do Coral Municipal Araraú, Bacharel Kleber Jonatas e montaram a Big Band (Banda e Coral) para alguns shows.

Atualmente a banda está inativa devido à maioria dos músicos terem sido dispensados pelo término do contrato vencido em 2008 e os poucos que restaram aguardam novas programações para um ciclo vindouro.

Fonte/imagem: http://bigbandcmirim.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário