21 de junho de 2011

ABSURDO ! MAIS UMA FILARMÔNICA AGORA NO CEARÁ É IMPEDIDA DE REALIZAR SUAS ATIVIDADES


Até onde vamos chegar... Só falta mandarem prender um grupo de Crianças e adolescentes que sonham em crescer como pessoas de bens e buscam realizar seus sonhos através da música.

A Ministério Público do município de Croatá da Serra da Ibiapaba, resolveu  mandar parar as atividades do projeto cultural "Vamos Fazer Arte" que formou a Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra,  bem como os ensaios da mesma, alegando mediante termo que a instituição não possuía local adequado para realização das atividades musicais e que o "BARULHO" dos ensaios da orquestra perturbava o sossego da vizinhança.

A Orquestra Formada por 40 crianças e adolescentes vem se destacando no senário cearense da música instrumental como uma das melhores do Estado. Já   projeto Vamos Fazer Arte atende mais de 200 crianças com Aulas de Violão, flauta doce, bateria e instrumentos de sopro (sax, clarinete, trompete, trombone e etc.), Sem falar que este trabalho é totalmente realizado por voluntários que buscam mudar a realidade triste da ociosidade dos jovens que os levam a caminhos tortuosos como o da exploração infantil.

E o mais interessante. Imaginem o constrangimento que as crianças que fazem parte da orquestra passaram quando a polícia militar chegou em meio ao ensaio e pediu que eles parassem de tocar. Mesmo com toda delicadeza e compreensão dos agentes policiais, que até prestaram certo apoio ao nosso trabalho dizendo que não entendia o porquê, mais tinha que cumprir as ordens, ressaltando ainda no final que queria que o filho dele participasse de um projeto que nem este, os jovens músicos procuravam entender o que eles estavam fazendo de errado. Pois uma das cenas que vemos na rua do nosso município são jovens menores de idade se drogando de diferentes formas e as autoridades policiais passam, olham e tá tudo certo. Digo isto, porque sou um agente de segurança pública de meu município e presencio isto durante meu expediente que vai das 19 horas ás 07horas da manhã do outro dia. Criamos este projeto justamente por conta desta realidade que eu e população de Croatá presenciava, tendo como principal objetivo diminuir, tirar e não dar oportunidades de outras crianças e adolescentes entrarem neste caminho.

Eu queria entender o que se passa na cabeça do promotor Ivan Pinheiro Leitão, que responde na comarca do Município de Croatá, o que o levou a ter uma decisão de tão grande falta de bom senso, com tanta corrupção e crimes hediondos pra justiça se preocupar, investigar e julgar, ele vai se preocupar com um projeto que tira crianças da rua os insere na sociedade e lhes da a chance de conquistar seus objetivos e serem pessoas melhores felizes. Mas... Fazer o quê? 

Espero contar com a ajuda de todos que defendem as causas sociais e culturais de nosso país.

Segue em anexo o Termo de Audiência Pública realizado em 09/06/2011, no qual o promotor Ivan Pinheiro Leitão ameaça a apreender os instrumentos e a dar seguimento nos processos Cíveis e Criminais cabíveis se por acaso a Orquestra voltar a ensaiar.
 
 


Agradecidamente,

Hélio Júnior
Guarda Civil Municipal
Presidente da Associação Arte em Pauta e
Regente da Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra
 
 
DO BLOG: Nós que fazemos parte da equipe Coreto repudiamos a atitude do promotor e nos solidarizamos com a Filarmônica Estrelas da Serra, que ao desenvolver seu trabalho musical, formam além de músicos, jovens cidadãos.
 
Entrem no blog da Filarmônica da Serra no link abaixo e deixem a sua mensagem de apoio para esses heróis da música e da cidadania:
Fonte: http://bandaluizdefranca.blogspot.com/2011/06/absurdo-mais-uma-filarmonica-agora-no.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário