9 de junho de 2009

BANDA MUSICAL VAI SER FORMADA NA CIDADE DE JANDUÍS-RN




Um sonho antigo da população de Janduís foi realizado neste domingo, 24 de maio, quando o prefeito Salomão Gurgel Pinheiro (foto) decretou oficialmente o lançamento da Banda de Música do Município.


Uma multidão acompanhou a apresentação do Hino Municipal feita pelos instrutores que vão capacitar as pessoas inscritas na banda da cidade. O evento foi realizado no adro da Igreja de Santa Teresinha.


Até o momento, 86 pessoas fizeram a inscrição. Número que, de acordo com o secretário de Educação, Cultura e Desporto, Antônio Cácio dos Santos, deve aumentar diante do interesse de muitos jovens janduienses que querem participar da primeira banda da história da cidade.


Quando as inscrições terminarem, haverá uma triagem que vai definir os 25 integrantes da banda de música. A equipe técnica, formada pelos maestros Antônio Cláudio e José Wilson, inicialmente fará um teste de iniciação musical com os pretendentes. O detalhe é que um dos inscritos será formado maestro municipal sendo, futuramente, o responsável pelas novas formações da banda.


O projeto vinha sendo planejado desde 1983, época da primeira administração de Salomão Gurgel. Durante as administrações de Antônio José Bezerra (1989) e Sebastião Gurgel (1993) também foram feitas várias tentativas nesse sentido. As professoras Joana Régis e Lourinalda Gurgel, durante todo esse período, elaboraram e enviaram projetos para a formação da banda. Em 2005, o então secretário de Educação, Antônio Rênio, encaminhou mais uma vez o projeto ao Governo Federal que foi, recentemente, aprovado.


As oficinas para a banda de música vão ocorrer três vezes por semana, sob orientação do maestro Antônio Cláudio, de Campo Grande, e devem durar pelo período de um ano. O secretário de Educação Cácio Santos estuda a possibilidade da banda já fazer a primeira mostra na Festa de Santa Teresinha. A banda de música vem se juntar às várias expressões artísticas de Janduís que vem se destacando no teatro de rua, artesanato, dança, música e poesia.


fonte: www.sneri.blog.br/?p=516

Nenhum comentário:

Postar um comentário