28 de abril de 2011

II ENCONTRO DE SAXOFONES DE CRUZETA






 

 A associação Musical e Cultural do RN realizou nestes dias 21, 22 e 23 de abril, na cidade de Cruzeta-RN, o II FESTIVAL DE SAXOFONES DE CRUZETA. Participaram do festival 25 saxofonistas, das cidades de Cruzeta,  São Tomé, São Pedro, Parelhas e Caicó.

O professor  português Eugênio Graça, um dos grandes saxofonistas da atualidade, juntamente com Paulo Roberto ( UERN ) e Luis Dantas  (BSN), trouxeram práticas  atualizadas de muita importância para os participantes, onde a sonoridade e o trabalho de grupo foram o foco.

Durante o Festival, foram selecionados 15 músicos para a formação da ORQUESTRA DE SAXOFONES DO RN, a qual foi fundada pela AMUSIC, em assembléia convocada para este fim. Segundo a pedagoga e coordenadora institucional da AMUSIC, Magna Dantas, “a orquestra, será de grande relevânci, para os saxofonistas mostrarem ao público toda beleza sonora deste instrumento e abrir mais possibilidades e espaço para a música instrumental do RN.” Magna ainda enfatizou a imensa capacidade dos músicos, pelo resultado conseguido em tão pouco tempo.

O II FESTIVAL DE SAXOFONES DE CRUZETA, foi encerrado no dia 23, com o concerto inaugural da “ORQUESTRA”, no salão de ensaios da Filarmônica de Cruzeta, na sede da AMUSIC, com um bom número de pessoas, as quai, ficaram maravilhadas, com a performance do maestro Eugenio,  que apresentou um repertório com arranjos maravilhosos, compostos por  ele  próprio e músicos de renome internacional, com linguagens erudita e contemporânea em peças de compositores como: Mozart, Brahms Bach, Astor Piazzola, Leonard Bernstein entre outros.

A ORQUESTRA DE SAXOFONES DO RN, que terá como regente e diretor artístico o professor Eugênio Graça se articula para fazer seu lançamento em Natal no TCP- Teatro de Cultura Popular e já está disponível para  participar de eventos socioculturais.

O evento faz parte da comemoração dos 25  anos da Filarmônica 24 de Outubro, a qual estará gravando um CD comemorativo, só com dobrados, importante gênero musical, símbolo do repertório das bandas de música. Esse CD, que terá patrocínio do BNB de cultura, selecionará 14 peças consideradas “clássicos”, sendo todas de compositores brasileiros.

O coordenador técnico da AMUSIC, músico e compositor, Mizael Cabral,  informa que além do CD, uma vasta programação está sendo elaborada a partir de junho 2011: Concertos, seminários, máster Class,  cursos, encontro de bandas etc.

Por fim, agradecemos a todos que colaboraram com esse evento, em especial aos blogueiros e veículos de comunicação do estado, sem esquecer o empenho do maestro , Eugenio Graça, Paulo Roberto e Luis Dantas e os músicos que se disponibilizaram em plena semana santa, para engrandecer ainda mais a música potiguar.
 
Bembem Dantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário