sábado, 23 de abril de 2011

BANDA DE MÚSICA INFANTO-JUVENIL DE BREJINHO/RN

PRIMEIROS INTEGRANTES

Clarinetes: Alan; Radan; Felipe; Viviane; Dayse / Sax-alto: Reully / Sax-tenor: José Carlos / Bombardino: Dênis / Trompetes: Elizaiane, Hércules e Everton / Trombones: Wilson, Edson e Adelmo / Sax-horn: Djalma, Daniele e Lorena / Tuba: Kárcio / Percussão: Adriano, Cilene e João Paulo.



RESUMO HISTÓRICO

No dia 13 de janeiro de 2003, criou-se a  Escolinha de Música Municipal, que daria origem a Banda de Música Infanto-Juvenil de Brejinho. O município recebeu do Ministério da Cultura, através da FUNART (Fundação Nacional da Arte) um kit para criação da banda, com 18 instrumentos de sopro, a prefeitura o complementou, adquirindo os instrumentos de percussão, contratando o professor de música Wallace Batista da Silva (fundador) e cedendo o espaço provisório para as aulas.

Composta por 22 alunos, da rede pública de ensino, a Banda Infanto-Juvenil apresentou-se, pela primeira vez, no dia 06 de setembro do mesmo ano, em desfile cívico comemorativo à Semana da Pátria, na sede do município. A partir desta data o grupo passou a apresentar-se em diversos eventos: religiosos; culturais; educativos; esportivos; formaturas; dentre outros. Inicialmente apenas no âmbito municipal e em seguida em outras cidades, como: Lagoa Salgada, Lagoa Danta, Monte Alegre, Santo Antônio, Nova Cruz, Macaíba, Natal...

Em 2004, seus integrantes participaram do III Seminário de Música de Cruzeta/RN e em 2006 a Banda participou do FESTBANFAS (Festival Estudantil de Bandas e Fanfarras) em Ponta de Pedras (Goiana/PE). Em 2008 executou o Projeto "A Banda vai à Escola", através de concertos educativos, nas escoals da rede municipal de Brejinho, além de outras atividades culturais.

Executa um repertório eclético: valsa, dobrado, samba, baião, MPB, rock, etc. Ensaia às quartas e sextas-feiras, em sua sede, no centro da cidade.

Atualmente a banda é formada por 24 integrantes; 25 alunos iniciados nos diversos instrumentos, além de 18 alunos de teoria musical, que deverão integrar o novo grupo de flauta doce.

Em dezembro de 2008, com projeto aprovado pela FUNARTE, a prefeitura adquiriu mais 13 instrumentos para ampliação da banda. Além disso, confeccionou novo fardamento e inaugurou a nova sede da banda.

A banda sempre contou com apoio do poder público municipal e com o incentivo da sociedade brejinhense.

Sabendo que cultura se faz com responsabilidade, competência, seriedade e compromisso a administração municipal não tem medido esforços para apoiar esse grupo que, apesar de jovem, tem representado, tão bem, o nome de Brejinho.

Fonte: http://bandabrejinho.blogspot.com/2011/03/resumo-historico.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário