20 de abril de 2011

BANDA CENTENÁRIA COMEMORA MAIS UM ANO DE EXISTÊNCIA



Ontem, dia 19 de abri de 2011, a Filarmônica 30 de Junho da cidade de Serrinha/BA Completou 115 anos de existência.

Histórico:

Em 19 de abril de 1896, nasceu em Serrinha a Sociedade Philarmonica 30 de Junho, da união de jovens interessados nas culturas musical, teatral e de belas artes, hoje, Sociedade Recreativa e Cultural Filarmônica 30 de Junho, que teve este nome em homenagem a data de elevação da vila à condição de cidade.

No artigo 6 – § 1 do então estatuto, tinha como objetivo organizar uma biblioteca para uso dos associados; promover a criação de um teatro amador; realizar festas comemorativas das grandes datas cívicas; concertos musicais e reuniões recreativas, incrementando entre os associados o gosto pelo cultivo das belas artes, com cursos de pintura, desenho e canto.

Pela Filarmônica passaram vários presidentes. O primeiro Aurélio Dionísio de Almeida depois vieram o Coronel Antonio Pinheiro da Motta, Dr. André Negreiros, Dr. José Vilalva, Sr. Antonio Bacelar quando, em 1948, o então Prefeito João Barbosa doou um terreno para construção de sua sede própria, onde hoje funciona a Rua Mariano Ribeiro n.º 45, centro da cidade de Serrinha, prédio este, construído pelo saudoso José Ramos de Menezes e seus irmãos com a ajuda da sociedade Serrinhense.

Entre 1981 e 1989, a Filarmônica retornou as ruas graças ao trabalho do maestro Celso Boaventura que também fazia o papel de presidente da entidade.

Em agosto de 1989, com o apoio da Loja Maçônica assume a presidência o Sr. Manoel de Souza Nunes que num belo trabalho a frente da Filarmônica, projetou-a nacionalmente com diversas apresentações patrocinadas pela UNICEF e pelo Governo do Estado da Bahia. Neste período, também, conseguiu recursos do Governo através do Dr. Paulo Souto, quando recuperou totalmente sua sede.

Inúmeras foram as apresentações, sempre renovadas com a inclusão de jovens de nosso município resultando no título de campeã e vice-campeã do festival de Filarmônicas do recôncavo baiano.

De 2003 em diante preside Isaac Álvaro da Silva tendo como maestro o Sargento Martins.  De 2008 para cá ainda na presidência Sr, Isaac Álvaro da Silva, recebe o filho da casa Anderson José de Matos como o novo maestro.

Iniciou-se em julho de 2007 uma parceria com a Prefeitura Municipal que como reconhecimento e a boa vontade do Sr. Prefeito e do Secretario de Educação passamos a contar com quatro funcionários da Prefeitura a disposição da Filarmônica e o patrocínio das despesas com a contratação do novo Maestro. Possuímos 60 sócios ativos que contribuem financeiramente para que a Filarmônica continue e sabemos que muitos a admiram desejosos por uma boa atuação.

Todo este trabalho tem, também, bons resultados, graças a dedicação do grupo de jovens integram a Filarmônica 30 de Junho. Com toda dificuldade, jovens carentes, ainda encontram tempo para se dedicarem a Filarmônica e a boa Música.

Fonte: http://filamonica30dejunho.wordpress.com/2009/06/

Do Blog: Parabéns àqueles que compõem a Filarmônica 30 de Junho da cidade de Serrinha/BA pelo aniversário e a Emanuel Santana por ter nos enviado o mail para socializarmos esse momento especial para os amantes das bandas musicais de nosso país. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário