12 de outubro de 2009

FILARMÔNICA 11 DE DEZEMBRO DA CIDADE DE CARNAÚBA DOS DANTAS/RN



A Filarmônica Onze de Dezembro foi criada no dia 28 de julho de 2001, no ato de fundação da Associação Musical e Cultural Onze de Dezembro. Sua origem, porém, remonta ao século XIX quando José Venâncio Dantas fundou a primeira escola de música e daí foram revelados talentos que romperam as fronteiras da nossa região, do nosso estado e até do nosso país.

No ano de 1978, o maestro Felinto Lúcio Dantas, o bispo Dom José Adelino Dantas e a Prefeitura Municipal de Carnaúba dos Santas, se uniram e conseguiram, junto ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte, o instrumental para a criação de uma Escola e a formação de uma Banda de Música. Inicialmente foi contratado o Maestro Francisco das Chagas Silva (Pinta), da cidade de Acari, ex-aluno do mestre Felinto Lúcio, e no dia 19 de março do ano de 1979, por ocasião da festa do padroeiro São José, a banda de música Governador Tarcísio Maia, para encanto e orgulho de todos os carnaubenses, estreou, tocando músicas de compositores da terra. Até o ano de 1994, quando se aposentou, o mestre Pinta, manteve a escola de música, ensaiava e regia a banda.

Entre os anos de 1994 e 1996, assumiu a regência o músico Carlos Guedes Câmara. De 1997 até o ano 2000, a regência esteve sob o comando do músico e compositor Francisco Rafael Dantas (França). Em 2001, assumiu o professor e compositor Márcio Dantas de Medeiros, que permanece até os dias atuais.

Utilizando instrumentos musicais próprios, adquiridos com recursos do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da FUNARTE, e também por componentes que adquiriram seus próprios instrumentos, a Associação Musical e Cultural Onze de Dezembro, desenvolve seus trabalhos, voluntariamente, através de uma Escola de Música e Filarmônica.

Buscando Adquirir e compartilhar conhecimentos, e descobrir valores próprios e talentos, procurando o reconhecimento cultural em nossa região, estado e país, fazendo com que nossa cidade, através da arte musical, torne-se um centro formador de cultura popular, a Filarmônica Onze de Dezembro se faz presente em eventos sociais, cívicos, escolares e religiosos da cidade e de cidades vizinhas, tendo sido vencedora e conquistado as primeiras colocações, em diversos concursos de bandas, realizados no nosso estado e em estados vizinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário