30 de setembro de 2009

FILARMÔNICA HONÓRIO MACIEL DA CIDADE DE SÃO JOÃO DO SABUGI


Criada em 1926 pelo capitão da antiga Guarda Nacional, Honório Maciel da Fonseca, a Filarmônica Honório Maciel foi inicialmente chamada Coronel Nelson Faria em homenagem ao prefeito de Serra Negra do Norte-RN, cidade que tinha o controle político sobre São João do Sabugi pois esta, ainda estava na condição de vila, tornando-se município no ano de 1948.

Apaixonado por música, Honório Maciel juntou seus conhecimentos musicais ao sonho dos sabugienses de possuírem uma banda de música e, assim contando com o apoio financeiro dos fazendeiros, agricultores, comerciantes, do pároco e do Subprefeito José Maria de Souza Lima, foram comprados os primeiros dezoito instrumentos, custando na época a quantia de oito contos e quinhentos mil reis.

Em março de 1926 iniciaram-se os ensaios em casas de famílias sabugieneses já que a banda ainda não possuía uma sede própria. Em 31 de maio daquele ano aconteceu a primeira apresentação pública, com a execução de dois dobrados: Retirada Saudosa e José Ezelino e, em junho de 1926, por ocasião da festa do Padroeiro da cidade, a banda formada por músicos principiantes, executou dez números, entre dobrados, marchas e valsas.

Em 1928, por ocasião da morte do maestro fundador, assumiu a maestria da banda o músico João Delmiro de Medeiros. Pouco tempo depois assume a direção José Lourenço da Fonseca (Zé Honório) filho mais velho do maestro fundador. Foram também maestros da Filarmônica: José da Penha Moura da Fonseca e Manoel Felipe Nery, esse, compositor do Hino Oficial do município e professor de música por muitos anos.

Em 1934, sob a coordenação do músico João Emídio, foi edificado o prédio da sede da filarmônica, localizada à Av. Honório Maciel nº 48, no centro da cidade.

Atualmente a Filarmônica Honório Maciel é regida pelo maestro e professor Raimundo Nonato de Araújo França, e recebe apoio financeiro da Associação Comunitária Artístico Musical Manoel Felipe Nery, criada em 19 de março de 2000, sendo pioneira em desenvolver uma associação musical no Seridó do Rio Grande do Norte.

Após a criação da Associação, a Filarmônica Honório Maciel, ampliou sua sede e tem ministrado cursos de reciclagem para os músicos, visando melhorar seus conhecimentos e garantir apoio para que os mesmos possam se reciclar.

O atual maestro, ao associar a música à Educação como componente na formação dos alunos, interessou-se por ampliar esse dom musical que existe em cada sabugiense e assim, procurou se atualizar e melhorar seu aprendizado sobre música ao freqüentar cursos em Natal, a princípio de capacitação em trombone, depois sobre teoria musical e atualmente é aluno do Curso Técnico de Regência pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

5 comentários:

  1. Querida gloriosa Filarmônica Honório Maciel que aprendi a aplaudi-la desde 1946, quando aos meus 10 anos de idade a ouvi executando o dobrado Batista de Melo e que até hoje regozijo-me ao ve-la crescer acompanhando o desenvolvimento de minha cidade de São João do Sabugi-RN
    Parabens artistas de minha terra pela criação de seu blog.
    Obrigado Samuel por essa notícia.
    Edgar

    ResponderExcluir
  2. maria do patrocinio souza29 de junho de 2010 às 20:21

    adoro essa banda por isso que faço parte delaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  3. Parabéns aos músicos da Filarmônica Honório Maciel e, consequentemente a todos os músicos brasileiros pelo seu dia. Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho uma verdadeira paixão pelas bandas de música. Fui criado em São Bento do Una, cidade pernambucana, que tem uma banda fundada em 22 de novembro de 1854, a Santa Cecília, portanto mais do que sesquicentenária e ao que parece a terceira organização musical mais antiga do interior do Estado de Pernambuco. Nos dias de festa e de regozijo, a banda despertava a cidade com seus dobrados maravilhosos: Lira de Ouro, Dois Corações, Quatro Dias de Viagem, Comandante Batista de Melo e tantos outros. A banda se dividia em duas ou três orquestras para animar bailes inclusive no carnaval, sendo sempre solicitada para animar as festas das cidades vizinhas.
    Parabéns, São João do Sabuji pela sua filarmônica.
    Sucesso.
    www.orlandocalado.flogbrasil.terra.com.br
    www.portalsbu.com.br

    ResponderExcluir
  5. tem muito orgulho de participar dessa filarmônica maravilhosa que pra mim é a melhor filarmônica do nordeste,com os melhores musico e o nosso professor maestro Raimundo França.obrigado por tudo filarmônica Honório Maciel tem muito orgulho de ter servi.obrigado meu nome é João Lucas e toco bombrdino em dó

    ResponderExcluir