20 de agosto de 2017

Sinfônica da UFRN faz quarto concerto oficial em apoio ao estudantes aprovados na Academia Sibelius - Finlândia

A Orquestra Sinfônica da UFRN recebeu com muita satisfação a notícia de aprovação inédita de dois instrumentistas do Rio Grande do Norte para seleção de alunos da Academia Sibilius, Finlândia, considerada uma das melhores do mundo. E, como apoio, o “Quarto Concerto Oficial da Temporada 2017” é o “Avoante: um sopro para Finlândia” no dia 26, sábado, em duas sessões, às 18h e 20h, na Escola de Música da UFRN. O ingresso custa R$20 e toda a renda será revertida em apoio ao aluno de fagote da UFRN, Alan Davidson, e ao aluno de trompete da UFRN, Grácio Zaqueu, para custeio da viagem.
Segundo o maestro André Muniz, é primeira vez que a Escola de Música da UFRN e o Rio Grande do Norte envia dois instrumentistas para Academia Sibelius, que é a única universidade de música na Finlândia e é um dos maiores conservatórios europeus, com 1700 estudantes. Teve notórios alunos que estão hoje à frente de renomadas orquestras, como a Filarmônica da Los Angeles e da Sinfônica de Toronto.
André Muniz explica que a Sinfônica da UFRN é uma das principais instituições de formação e de intercâmbio internacional de música do estado. E, ao reconhecer a situação financeira dos alunos, resolveu realizar a campanha/concerto em para a arrecadação de fundos para financiamento dos custos de viagem de Alan Davidson e Grácio Zaqueu. “Nós continuaremos com nossos concertos sendo gratuitos, pois defendemos o acesso da população à música. Mas, este concerto tem este sentimento especial de apoio a este grande êxito que orgulha a nossa orquestra.”, explica o maestro.
Para a noite do dia 26, o público vai ter como repertório obras de Tchaikovsky, Villa-Lobos,  Arutunian e Sibelius, sob a regência do assistente de regência da OSUFRN, Erickinson Bezerra, e do maestro oficial André Muniz. O concerto terá a participação especial do Madrigal da UFRN.
Um pouco sobre os “Avoantes”
Alan Davidson tem 20 anos e estuda fagote desde 2011 sob a orientação do professor da UFRN, Alexandre Santos. É formado pelo curso técnico da Escola de Música e atualmente é aluno do bacharelado. Foi bolsista do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão 2016 e 2017. Por conta do destaque que obteve durante o processo de seleção do festival, foi convidado para atuar junto a OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), sob a regência de Marin Alsop. 
Grácio Zaqueu tem 19 anos e é aluno do bacharelado em trompete da UFRN sob a orientação do professor Ranilson Bezerra. Ganhou o “Concurso de Jovem Solista 2015”, promovido pela Escola de Música da UFRN (EMUFRN) e no mesmo ano foi selecionado para participar do “Encuentro Juvenil Internacional” (Venezuela) e, tocar como primeiro trompete da Orquestra formada pelo Festival, OSEMAP (Orquestra Sinfonica da Embaixada Mundial de Activistas por la Paz), em 2016. Neste ano, foi selecionado para a fase eliminatória do “Concurso de Música Clássica no Programa da TV Cultura”. Também toca como primeiro trompete da Sesi Big Band.
Fonte: Escola de Música da UFRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário