C: designação alfabética da nota Dó usada nos países de língua inglesa e alemã.
Caccia (ital.): forma vocal utilizada na Itália por Landini e outros compositores da Ars Nova, sobretudo no século XIV. "Da caccia", indicação que podemos encontrar em cantatas de Johann Sebastian Bach, por exemplo, precisa o carácter de certos instrumentos do Barroco.
Cadência: fórmula da harmonia tradicional que conclui uma frase ou uma obra.
Caixa de ressonância: corpo de um instrumento cuja cavidade amplifica a vibração das cordas.
Calando (ital.): diminuição da intensidade retardando o andamento.
Canção de embalar: canção popular em andamento lento e melodia docemente balançada para adormecer as crianças.
Cânone: forma musical baseada na imitação - uma melodia é executada em duas ou mais partes diferentes, repetindo-se indefinidadmente.
Cantata: obra para coro e/ou vozes solistas, com acompanhamento instrumental.
Cantus firmus (lat.): melodia de um canto religioso ou profano, tomado como base de uma obra contrapontística.
Cantus firmus (lat.): melodia de um canto religioso ou profano, tomado como base de uma obra contrapontística.
Canzona (ital.): canção polifónica renascentista ou obra instrumental composta no mesmo estilo.
Cifra: símbolo usado na música para designar um acorde e a sua composição.
Clave: símbolo colocado logo no princípio da pauta ou pentagrama para indicar o nome das notas musicais. Há três claves: Sol, Fá e Dó, em diferentes linhas da pauta.
Cláusula: cadência na música medieval.
Coda: termo italiano que significa cauda, isto é, fim de um trecho musical, de um andamento de uma sonata ou sinfonia.
Col legno (ital.): locução italiana que significa "com a madeira" em vez de tocar com o arco da forma normal (indicação para os intrumentistas de arco).
Coloratura: significando inicialmente cor ou colorido, a palavra italiana passou a designar as obras vocais extremamente ornamentadas em registo agudo que exigem do intérprete grande virtuosidade.
Compasso: divisão métrica de um texto musical, em que há uma regularidade de tempos fortes e fracos.
Concerto: obra para um ou mais instrumentos e orquestra.
Concerto grosso: concerto barroco em que a um pequeno grupo solista (concertino) se contrapõe o orquestral ("ripieno").
Conductus (lat.): forma medieval em que uma voz realizava um contraponto incipiente sobre um canto dado, chamado "cantus firmus".
Consonância: combinação de sons simultâneos que produzem uma sensação de equilíbrio ou repouso.
Contralto: a voz feminina mais grave.
Contraponto: música em com várias vozes independentes e autónomas.
Cordofone: instrumento com cordas, sejam elas percutidas, como o caso do piano, friccionadas com um arco, como ou violino, ou dedilhadas, como a guitarra portuguesa.
Coro: grupo de cantores que executam em conjunto obras de música profana ou sacra, a uma ou várias vozes diferentes, masculinas, femininas ou mistas, juvenis ou adultas.
Corpo: a caixa de ressonância de um instrumento musical.
Cromática: escala em que os doze sons se sucedem sempre por meios tons, por movimento ascendente ou descendente.
Courante (fr.): dança aristocrática francesa, em compasso ternário, inserida na suite clássica.
Crescendo (ital.): aumento progressivo da intensidade de uma parte da música.
Nenhum comentário:
Postar um comentário