25 de novembro de 2010

BANDA FILARMÔNICA DE CRUZETA APRESENTA-SE NO TEATRO ALBERTO MARANHÃO

Imagem ilustrativa
A Banda Filarmônica de Cruzeta fez parte do show "Várias vozes, um só canto II, de Tico e para Tico". A apresentação contou com mais de 20 representantes da música potiguar e acontecerá às 19h30, no Teatro Alberto Maranhão, dia 16 de novembro de 2010. A noite foi um tributo ao compositor e violonista, Tico da Costa, que morreu em agosto do ano passado em decorrência de um câncer no pâncreas. Parte da renda será encaminhada aos familiares do cantor.

A Filarmônica de Cruzeta, também chamada Banda 24 de Outubro, conta com mais de 80 integrantes, entre crianças e jovens sob a batuta do maestro Humberto Carlos Dantas (Bembem). No início, eles tocavam apenas 15 músicas, hoje são capazes de executar cerca de duas mil peças, segundo o maestro.

Muitos alunos acabam fazendo da música a sua profissão. Prova disso, é que muitas bandas filarmônicas criadas com o apoio do Governo do Estado, através do Programa Desenvolvimento Solidário, já estão sob a responsabilidade de maestros membros da Filarmônica de Cruzeta, jovens com diploma de graduação ou cursando a Escola de Música da UFRN. Um exemplo para diversas outras bandas do Estado.

O Programa Desenvolvimento Solidário do Governo do RN juntamente com outras pessoas estão entre os financiadores da Banda 24 de outubro.

Hoje, já participam desse projeto aproximadamente duas mil crianças e jovens em todo o Estado, que transformam uma simples banda em centros de excelência, de formação musical, cultural e de cidadania.

Estas experiências estão se tornando verdadeiros exemplos para os jovens, que são capazes, dispõem de entusiasmo, alegria e coragem. Basta que lhes sejam oferecidas oportunidades e é isto que o Estado tem proporcionado, através do Programa Desenvolvimento Solidário.

Fonte: http://www.rn.gov.br/imprensa/noticias/banda-filarmonica-de-cruzeta-apresenta-se-no-teatro-alberto-maranhao/6149/

Nenhum comentário:

Postar um comentário